Serviços

Especialidade

Fonoaudiologia

É uma ciência da área da saúde que se ocupa da prevenção, da habilitação e reabilitação da fala, da linguagem, voz, da audição, da motricidade oral, da leitura e da escrita. Cuida de todos os processos de comunicação humana e seu desenvolvimento.

O fonoaudiólogo trata das alterações/dos distúrbios da linguagem, da fala, audição, voz, escrita ou da leitura. Pode atuar em parceria com outros profissionais, como psicólogos, neuropsicólogos, psicopedagogos e também com professores na área da educação. Com os dentistas, intervém nas alterações da motricidade orofacial que podem causar ou agravar problemas ortodônticos. Trabalha em clínicas, consultórios, escolas, hospitais e emissoras de televisão, auxiliando atores e apresentadores na postura da voz. Compõem equipes multidisciplinares e auxilia no diagnóstico e na intervenção de quadros multifatoriais como a dislexia, o TDAH e o autismo.

Onze especialidades são hoje reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia:

➢ Audiologia. Investigação da audição e do processamento auditivo

➢ Linguagem. comunicação oral e escrita, desde a infância até a idade adulta. Entre as alterações mais representativas podemos citar os atrasos e distúrbios de linguagem oral, os quadros de autismo e a dislexia que envolve o processamento da leitura e da linguagem escrita.

➢ Motricidade Oral: funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala

➢ Saúde Coletiva: atuar na atenção à saúde, nas esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

➢ Voz: prevenção, avaliação e tratamento dos problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoamento os padrões vocais.

➢ Disfagia. É uma alteração da deglutição.. O tratamento das alterações da deglutição deve envolver uma equipe multidisciplinar, composta no mínimo por médicos, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogos.

➢ Fonoaudiologia Educacional. Atua na prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar.

➢ Gerontologia: Realizar promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à audição, ao equilíbrio, à fala, à linguagem, à deglutição, à motricidade orofacial e à voz nessa população.

➢ Fonoaudiologia Neurofuncional. Realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicas de pessoas em diferentes ciclos de vida com alterações neurofuncionais, atuando nas sequelas resultantes de danos (lesão) ao sistema nervoso central ou periférico.

➢ Fonoaudiologia do Trabalho: Promoção de mudanças consecutivas na forma de organização do trabalho levando em consideração a saúde e aperfeiçoamento da comunicação humana, o desenvolvimento de programas de prevenção ocupacional, à implantação de programas de qualidade de vida do trabalho, bem como detecção e diagnóstico dos riscos fisiológicos em situações reais. A principal meta é possibilitar a permanência no trabalho sem restrição excessiva da atividade profissional, com conforto e sem riscos.

➢ Neuropsicologia. Prevenção, avaliação e tratamento dos distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição, relacionando-a com o funcionamento cerebral.